7 Dicas para Lojistas sobre Gestão e Pontos de Vendas

19/11/2021
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Gestão é um conceito amplo, que pode ser aplicado em diversos ambientes e contextos, desde uma grande corporação com milhares de funcionários até uma família de duas pessoas

Para cada situação, é possível elaborar práticas que contribuem para o bom funcionamento do sistema. Para o caso de lojistas de calçados, isso não é diferente.

Neste post, reunimos sete dicas para lojistas, com foco nas melhores práticas de gestão e pontos de vendas. 


Confira!


1. Faça o controle de estoque

O controle de estoque é um elemento fundamental para qualquer loja. É preciso saber, a todo momento, quantos e quais produtos entram e saem.


2. Controle o fluxo de caixa
Uma importante dica para lojistas é sempre se atentar ao fluxo de caixa. O método se assemelha e trabalha juntamente ao controle de estoque. Por isso, é fundamental registrar todas as entradas e saídas de caixa, independentemente do valor.


3. Gerencie o ponto de venda
O ponto de venda (PDV) ou “Point Of Sale” (POS) é a linha de frente do seu negócio. A experiência que um cliente tem dentro de uma loja física, por enquanto, ainda é muito diferenciada, quando comparada aos sites de e-commerce.


4. Explore canais de comunicação
Mesmo se tratando de uma loja física, é fundamental dar importância a todos os canais de comunicação disponíveis para o negócio, desde mídias tradicionais e digitais até as linhas de atendimento por telefone ou chat.


5. Treine as equipes
Para uma loja de calçados, o atendimento é um dos fatores determinantes na decisão de compra. Por mais que não haja garantias de que os clientes comprarão, após receberem um atendimento de má qualidade, eles não pensarão duas vezes antes de procurar outro lugar.


6. Atente-se à organização da loja
Quanto ao espaço físico, pequenos detalhes podem fazer a diferença. Uma dica é pensar em cada elemento que pode encantar o cliente de alguma forma, atraindo sua atenção.


7. Favoreça a relação com os clientes
A relação com o cliente começa muito antes da compra, e não deve terminar depois do ato. Estabelecer uma relação emocional é um meio de criar vínculos que podem resultar em muitas compras futuras.


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